Especial: Ecstasy (MDMA)
· Ecstasy é MDMA, ou 3,4-Methylenedioxymethamphetamine. Antes de tornarem-no ilegal em 1985, foi usado por psiquiatras como uma ferramenta terapêutica. Atualmente existem estudos em diversas partes do mundo para avaliar a eficácia do MDMA no tratamento de Estresse Pós-Traumático.
· Ecstasy produz diversos efeitos. Pode funcionar como um energizante do humor, produzindo um estado de euforia relaxada. Não gera alucinações. Os efeitos começam a ser sentidos cerca de meia hora após a ingestão da pílula: você se sente mais animado, embora possa vir a sentir náusea.
· Os efeitos mais intensos ocorrem cerca de uma hora e meia depois de a droga ser tomada. As sensações se intensificam, assim como os sentimentos de empatia, calor emocional e auto-aceitação. (O nome ecstasy foi uma jogada de marketing, o correto seria empatia - uma palavra mais difícil de ser compreendida, a sensação de compreender e aceitar os outros.)
· As pílulas de ecstasy variam muito na sua composição por causa do monopólio do mercado negro. Por isso, as características dos efeitos de uma pílula verdadeira (100-125 mg) não podem ser generalizadas. A experiência dura de 3 a 5 horas. Existem pílulas vendidas como ecstasy que não são MDMA. A proibição torna o uso do ecstasy mais perigoso.
* * * *
Ecstasy Causa Dependência? Não física. Mas o MDMA pode vir a assumir grande importância na vida de uma pessoa, e o seu uso se tornar compulsivo. Porém, quando toma muito a pessoa deixa de sentir seus efeitos singulares.
O MDMA libera serotonina, elevando o humor e agindo como um antidepressivo de curta duração. Os usuários compulsivos podem estar inconscientemente tentando se automedicar porque estão deprimidos.
Reduzir Danos, Incrementar Benefícios:
1- O ecstasy é ilegal e você pode ser preso por posse.
2- É importante repor os fluidos corporais, o ecstasy eleva a temperatura do corpo.
3- A ação química do MDMA no cérebro pode uma causar depressão posterior em algumas pessoas, uma depressão passageira
4- Misturar ecstasy com outras drogas aumenta o risco de reações adversas.
5- Como dito acima, parte do ecstasy vendido no mercado negro pode conter drogas mais perigosas que o MDMA, como PMA, anfetamina, etc. Existem programas de redução de danos na Europa que fazem uma testagem do produto para o usuário. O site do Dance Safe (www.dancesafe.org) vende um kit para esse fim.
|